A estacão dos alagamentos começou.
O soteropolitanos adoram culpar a prefeitura mas continuam jogando lixos na rua que contribui ao entupimento dos sistemas de evacuamento da aguá.
A cidade é cada vez mais impermeabilizada. As arvores que podem interceptar ate 40% da aguá da chuva antes dela atingir o chão continuam sendo impiedosamente eliminadas pelo devolvimento urbano. Gramados, terra, quintal são substituidos por monstros de concretos.
Na minha rua acabou de ser inaugurado ume predio novo. Uma torre alta foi erguida onde tinha uma escola com muito espaço externo e arvores. Seguindo o padrão habitual, o lote foi impermeabilizado a pelo meno 99%. Onde vocês acham que vai a aguá que cai nesse lote?
Não sou a priori contra prédio alto mas precisamos nos preocupar com sustentabilidade. Queremos mesmo morar numa cidade cada vez mais quente e alagada? A responsabilidade deve ser compartilhada. A maior parte da agua que alaga as ruas cai sobre propriedades privadas. Ela pode ser retida la se tiver arvores, sistema de retenção da agua, tetos verdes, gramados ou até estacionamento que permite de absorver parte da agua.
Bastaria ter regras nesse sentido o que existe em varios lugares do mundo. Se quer erguer uma torre alta em algum lugar... Tudo bem mas tera uma contrapartida para não comprometer a cidade: mas alta a torre mais deverá ter espaço arborizado ao redor do emprendimento. Predios altos poderiam ser obrigados a ter tetos verdes como em Tokio. Não deveria ser autorizado cortar arvores existentes sem plantar e cuidar de um numero maior de arvores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário