quarta-feira, 11 de março de 2009

Agricultura urbana

Em Montreal, minha cidade natal, no Canadá, e extremamente comum as pessoas cultivar alimentos.

Numa sociedade sem tanto desprezo pelo trabalho manuel como o Brasil, jardinar é um dos laser preferido. Alem do mais cultivar seus legumes e temperos permite o acesso a alimentos extremante frescos e de boa qualidade. Sem falar dos prazeres visuais e olfativos de conviver com a sua futura comida e da dimensão ecológica do processo.

Quem não tem quintal para plantar, usa as janelas, as escadas, as varandas e até os tetos. Existe também um programa da prefeitura que permite o acesso a jardins comunitários.

Claro que essa atividade é reduzida ao período onde o clima a permite... menos de metade do ano...

Fiquei muito surpreendido quando cheguei em Salvador de descobrir que ninguém cultivava nada. Alias todas as pessoas que conheci que cultivem uma coisa importaram esse habito do exterior...

Não seria uma boa cultivar mais?

segunda-feira, 9 de março de 2009

Por que um blog?

Salvador é uma cidade maravilhosa por sua historia, sua situação geográfica, suas belezas naturais e arquiteturas, seu clima ameno, e a generosidade e amabilidade de sua população.

Entretanto é também uma cidade castigada pelo desenvolvimento desordenado alimentado pela ganancia dos construtores, pela falta de regras urbanísticas voltada para o desenvolvimento sustentável e pelo regresso constante do espaço publico e da urbanidade. Precisa também acrescentar claro os comportamentos pouco cívicos ou francamente agressivos de parte de população que desrespeita as regras feitas para assegurar uma convivência urbana pacifica.

A traves desse blog, gostaria de refletir sobre os problemas que reduzem nossa qualidade de vida, encontrar pessoas que compartilham as mesmas preocupações e tentar contribuir para melhoras.