sábado, 25 de dezembro de 2010

Em breve casa no Tororó

Sem postar há muito tempo....
Em breve me mudo para o centro antigo de Salvador...

Ir para o centro é uma luta. Tudo parece ser feito para incentivar as pessoas a abandonar o centro e ir morar longe... O primeiro obstaculo aparece na hora de financiar : a Caixa Econômica não financia casa de adobe.... em outras palavras não financia casa antiga. Depois vem as regras da prefeitura... A Sucom quer que todo mundo tem vaga de garagem para carros. Como se fosse um veiculo obrigatório. Como se num mundo ideal cada pessoa andasse de carro (ninguém andaria se todos tivesse carro!).

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Parque de bolso: uma ideia brilhante para Salvador


Parques pequenos são legiões na minha cidade natal de Montreal. Ocupam um lote ou até menos numa rua e são frequentados pelos vizinhos. As vezes resultam do ativismo urbanos dos moradores que resolveram transformar um terreno baldio em espaço verde e de lazer.

Foi uma grande surpresa quando cheguei em Salvador e descobri que aqui parque é uma coisa grande e rara com estacionamento. O negocio é ir uma vez na vida e de carro!

Nessa cidade alegada e engarrafada precisamos mais de nunca de parques perto de casa, de espaços públicos frescos que podem ser alcançados andando.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cadê as arvores?

Em Salvador, consegui se erguer uma cidade sem arvores em cima duma floresta....

Acabei de andar na rua e de sofrer horrivelmente do calor até encontrar uma oásis, uma das raras ruas soteropolitana que seja generosamente arborizada .... Além de fazer toda a diferença em termo de conforto térmico, as arvores nós ajudam a ter um ar melhor para respirar, trazem beleza e calmo e abrigam pássaros, micos, lagartixa. Alias eu me emocionei vendo um cameleão.

O planeta esquenta e Salvador desmata... Precisamos mudar as coisas!